As famílias vão menos vezes às compras, mas levam maiores quantidades. Os produtos básicos são preferidos aos sofisticados e as marcas brancas já enchem um terço do carrinho. É o que diz o estudo da TNS Worldpanel divulgado esta segunda-feira.
Os portugueses estão a cortar nas idas aos centros comerciais e nas refeições fora de casa, seja em restaurantes ou nas cadeias multinacionais de "fast-food". O último trimestre de 2009 revela mesmo ter havido uma quebra acentuada nas visitas aos shoppings: em Março, menos 7,5% do que nesse mês de 2008.
Os dados da TNS Worldpanel foram ontem apresentados em conferência de Imprensa, na Feira Alimentaria 2009, a decorrer em Lisboa, e indicam que as famílias estão "à defesa" perante a crise e as previsões para este ano.
"Denota-se alguma contenção no número de idas às compras", explicou ao JN Paulo Caldeira, mas, em contrapartida, compram--se maiores quantidade, acrescentou o director de Comunicação.
Na verdade, registou-se um aumento de 3,9% na categoria do Grande Consumo - produtos alimentares, de higiene pessoal e de limpeza doméstica .
Fonte: Jornal de Notícias